Comércio EletrônicoEmpresas na InternetLojas E-commerceNegócios Online

90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas

Por outro lado, 63% dos consumidores afirmam ter o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras virtuais. Para 85%, os melhores preços estão nas lojas online

A internet tem se consolidado como fonte de pesquisa na hora do brasileiro ir às compras. De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas. A pesquisa aponta que o comportamento é frequente em todas as faixas etárias, mas surge com mais força entre os indivíduos com idade entre 18 e 34 anos (93%).

De acordo com o levantamento, os produtos eletrônicos (75%) são os que mais geram pesquisas na internet antes de se efetivar a compra na loja física. Em seguida aparecem os eletrodomésticos (58%), calçados (32%), vestuário (29%), livros (26%) e cosméticos e perfumes (24%). Os sites que oferecem ferramentas de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%) nessas horas, seguidos pelos sites que mensuram o índice de reclamação de determinada marca ou produto (54%). O estudo indica que os consumidores virtuais também valorizam a troca de experiências e estão atentos à opinião técnica de especialistas: sites de e-commerce (47%), redes sociais (39%) e blogs especializados (36%) completam a lista dos mais consultados.

Compras on e offline

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do brasileiro, o estudo indica que o inverso também é verdade. Seis em cada dez (63%) consumidores virtuais afirmam ter o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras virtuais. O percentual sobe para 66% entre a parcela masculina de entrevistados. As categorias de produtos que lideram entre os que têm como hábito buscar informações presencialmente nas lojas, mas realizam a compra virtualmente, são os eletrônicos (63%), eletrodomésticos (53%), calçados (37%) e peças do vestuário (30%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, esse hábito cria uma oportunidade para o varejo aumentar o fluxo de clientes, demonstrando e oferecendo novos produtos e vantagens aos consumidores. “A convergência do processo de compras entre lojas físicas e virtuais potencializam a geração de novos negócios para os varejistas. Mesmo quando uma compra é feita em um canal, o outro geralmente é consultado e possivelmente tem uma influência significativa na decisão de compra. Desta forma, mesmo que a compra não seja feita na primeira loja visitada, representa ainda assim uma oportunidade para o consumidor conhecer outros produtos e serviços disponíveis”, destaca a economista.

Redação O POVO Online

RECEBA OUTRAS NOVIDADES E AS MELHORES OFERTAS POR E-MAIL

Não se preocupe, não fazemos spam

Mostrar perfil completo

No SuperMercado Modelo você Pesquisa e Compra Online Alimentos, Higiêne, Limpeza, Hortifruti, Carnes e Bebidas Sem Sair de Casa. Confira e Aproveite. A Loja esta próxima ao Shopping Americanas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma resposta

Mercado Oferfas
CADASTRAR
Registar Nova Conta
Bem-vindo ao seu Shopping Online!
Várias Lojas 24 Horas com Você.
Reset Senha
'Itens Compare '
  • Total (0)
Comparar
0